O que ta rolando em fotografia

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Infravermelho

JL200806280003-2.jpg


Fotografia Infravermelho


A fotografia Infravermelho inicialmente utilizada para estudos científicos incita muito a imaginação dos fotógrafos e sonhadores, na realidade no campo da fotografia, a forma mais comum é o próximo ao infravermelho, algo em torno de 750 nanômetros de onda de radiação. Uma das aplicações científicas do infravermelho era para verificar a saúde das árvores, pois todos os seres vivos transmitem algum nível de infravermelho, mas as árvores mortas em uma floresta apareciam negras na foto, o que facilitava a catalogação e estudo de ambientalistas.


Câmeras fotográficas digitais não são nada mais nada menos que uma caixa de sensores foto sensíveis, processadores e lentes, isso significa que até um certo nível toda câmera é capaz de registrar a radiação infravermelha. Porém como a radiação infravermelha é uma radiação além do espectro visível, os fabricantes resolveram filtrar esta radiação para evitar que ela degenerasse a imagem captada, o resultado seria uma imagem com menos fidelidade de cor e contraste e levemente desfocado.


A fotografia infravermelho se tornou uma linguagem artística por trazer resultados surreais e bizarros, aliados com o fator surpresa em cada foto fizeram com que várias pessoas decidissem " hackear" suas câmeras fotográficas removendo este filtro anti infravermelho (também chamado de low pass filter) e substituindo por um vidro transparente. O resultado é uma sensibilidade muito maior à luz porém uma imagem degradada de cores que registram além da cor a temperatura.



Para mais informações sobre o assunto visite o site do Romulo Lubachesky: http://www.rbfotografia.com.br/artigo_IR1_1.htm

Nenhum comentário: