O que ta rolando em fotografia

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Qualidade de luz


hazy.jpg


Se você quiser ser um bom fotógrafo, primeiro você deve aprender a dominar a luz, isso eu aprendi lendo um livro de cinema do John Alton, e então pensei como é que ainda não existe nenhum hazy eficiente para flash de casamento? Para dar aquela linda luz suave com glamour e pele bonita na noiva e sumir de vez com aquela sombra horrorosa.


Resposta hazy é trambolho, ocupa espaço na mala, consome bateria e assusta os convidados. Isso mesmo assusta, já me perguntaram se essa coisa não cega as pessoas, engraçado para nós, fotógrafos, o hazy diminui a potência do flash, mas para os leigos que olham para a gambiarra, parece que saiu de algum livro de ficção científica.


E solta lasers.


Então fui à loja de fotografia, aquela que vende martelos, pregos e espátulas, comprei um vaso plástico, já que eu tinha algumas ferramentas em casa e um pedaço de tecido laminado (que por sinal não sei de onde apareceu) e resolvi criar um hazy. Da primeira vez eu fiz um buraco no fundo do vaso do tamanho do flash, cortei um pedaço de plástico branco (daqueles de supermercado) para a tampa e um pedaço menor para por dentro, fiz uns furos na parede do vaso para amarrar o difusor interno e colei o tecido laminado internamente ao vaso para fazer com que a luz seja projetada para fora ao invés de ser consumida pelo vaso.


Como o Hazy não ficava preso na cabeça do flash, colei um pedaço de cadarço do lado de fora que eu utilizo para pressionar contra as costas do flash, assim ele fica preso no lugar. O resultado você pode conferir em alguns posts anteriores

Nenhum comentário: