O que ta rolando em fotografia

terça-feira, 23 de junho de 2009

Strobist Night

Untitled_Panorama1.jpg


Fazia um tempo eu estava para postar isso aqui, é um exemplo de como é possível criar varias qualidades para a luz com um simples flash de cabeça, muita gente odeia o flash por que ele limita as possibilidades do fotógrafo, mas isso é por que as pessoas não sabem utilizá-lo de forma correta, este teste foi feito com o flash na sapata da câmera, com a câmera na vertical para que você possa ver a sombra que ele cria e assim ter mais idéia da qualidade de luz.


A primeira foto, com luz direta é o motivo por todos odiarem o flash, a luz fica dura, com um volume bem acentuado, já utilizando o difusor do SB-800 é possível notar que apesar de amenizar um pouco o efeito da sombra, a luz continua quase sem alteração.


Vale lembrar que a câmera foi utilizada com abertura f/8, 1/60s, 50mm a 1,30m de distancia do objeto e o objeto está a 10cm do fundo.


A terceira foto, com um hazy feito em casa o resultado é muito mais ameno, com um volume muito mais suave na foto e luz mais distribuída em toda a cena, na minha opinião a melhor luz, porém consome horríveis 5 pontos de luz (varia muito dependendo da distancia da câmera com o objeto, a uns 3 metros ele consome somente uns 2 pontos).


A quarta foto mostra um resultado semelhante ao hazy, porém economizando um pouco mais a bateria, o volume porém é quase tão acentuado como a luz direta, este resultado é o preferido pelos fotógrafos de evento.


O custo de produção do Hazy é de aproximadamente R$ 20,00 e 3 horas de trabalho, o rebatedor é de aproximadamente R$3,00 e 1 hora de trabalho.

Nenhum comentário: