O que ta rolando em fotografia

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Como escanear seus negativos?

scannerdiy.jpgEsses tempos atrás comecei a brincar com uma câmera que comprei na feira de antigüidades: uma Yashica Mat 6x6 médio formato, ela é realmente uma delícia de trabalhar, mas depois alguns rolos de filme cheguei a um problema: como digitalizar isso?


Como não tenho scanner em casa eu decidi criar uma copiadora. O principio do scanner é basicamente sensores, e uma luz por trás, então com a minha câmera fotográfica, uma boa objetiva e uma caixa de luz seria possível ´escanear´ o filme, e basicamente foi isso que fiz.


Com o tripé montado com uma câmera foi possível fixar a câmera apontada para baixo, e alinhei ela com um nível, coloquei uma Sigma 105mm Macro e aí vem a surpresa: como eu recebi uma encomenda logo de manhã da Kalunga, eu decidi reutilizar a caixa como um difusor e luz, fechei e forrei a parte interna com uma cartolina branca, assim a luz se distribui uniformemente, e abri um buraco na lateral e outro no topo sendo que a luz do flash entra a 90 graus em relação ao filme. No buraco do topo eu montei com papel cartão um suporte para filme de forma que eu não precise cortar o filme em tiras e fique o máximo esticado, pois ondulações no filme pode causar desfoque na imagem final.


A gambiarra


JRR200907150002.jpg


O resultado


JRR200907150001.jpg

Nenhum comentário: