O que ta rolando em fotografia

terça-feira, 23 de junho de 2009

Fotojornalismo x Photoshop

Neste domingo eu me lembrei de dar uma olhadinha no Blog do Click e para a minha surpresa estavam falando de tratamento de imagem, e o limite para a manipulação digital. Foi uma pena ter perdido este programa que devia ter sido muito interessante, apesar disso ainda tenho não assistido os programas clicks pela internet devido a pessima qualidade de audio e video, é uma pena por que temos de vez em quando debates muito interessantes.


Mas o que me chamou muito a minha atenção foi, logo de cara uma foto da Suzana Vieira, uma não três fotos, duas delas feitas em situações extremamente diferentes de fotógrafos empregados extremamente diferentes. Não acho justo esta comparação, principalmente pensando que a atriz passa a sua vida e tem como ganha pão (apesar de ser um baita pão) a sua imagem e a criação de um personagem quase mitológico a ser divulgado pela mídia ser destruída assim por um paparazzi em uma foto surpresa, feita as escondidas com recursos limitado, tendo dito isso comparar com uma imagem feita em um estúdio com equipamento e luz controlada com consenso da modelo deveria ser até proibido. São dois fotógrafos empregados de forma completamente diferente, um fotojornalista tem como mostrar uma realidade mesmo que destruindo a carreira dos outros, sem retoques, a outra um artista que cria uma imagem da forma como as pessoas querem ver utilizando-se entre uma das ferramentas, uma camera fotográfica, não é culpa do Photoshop a alteração da imagem, mas sim culpa da própria espécie humana que desde a pintura vêm criando imagens agradáveis aos olhos dos clientes.


O excesso de modelagem nas imagens não deveria ser entendido como uma aberração, um ato ilegal, aliás não há como voltar atrás ou exigir que ninguém mais manipule as imagens, mas há como educar (educação é uma palavra complicada no Brasil) os leitores de forma que as pessoas tenham livre escolha de acreditar ou não em imagens editoriais, pois no fundo, acredito que essas fotos (não fotojornalisticas) sirvam como conceito acima da realidade.


Se me perguntarem se eu sou contra a manipulação de imagens de notícias, aí sim eu não tolero manipulação, pois uma coisa é jornalismo o outro extremo é arte, não são duas coisas que possam ser comparadas.

Nenhum comentário: