O que ta rolando em fotografia

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

CHDK – Canon Hacking Development Kit

_JRR8257Creio que muita gente já sabe disso, mas a Canon disponibilizou SDKs do suas câmeras fotográficas o que habilita usuários comuns (programadores) a mexerem no software de suas câmeras, como por exemplo já melhoraram o sistema da Canon 5D mkII. Claro que a Canon não se responsabiliza com o que você faça com o seu equipamento, mas só o fato de disponibilizar aumenta e muito as possibilidades dos usuários. Como exemplo, vou citar o CHDK, que ouvi falar recentemente mas já existe há um tempo, vários programadores conseguiram alterar a programação de câmeras compactas point n shoot da canon com esse kit de produção da Canon e conseguiram desbloquear várias funções, muito interessantes que haviam na câmera mas estavam indisponíveis. A minha Canon SD900, compacta nunca pôde focar depois de começar a gravar um vídeo, agora, além de focar ele também disponibiliza zoom, e, em fotografia pasmem: agora posso gravar RAW com o Point n shoot, além de ter live Histogram, alterar para prioridade de velocidade, calculadora de DoF e até calendário! O site do CDHK está aqui.

Para instalar é necessário um pouco de conhecimento técnico, pois estamos basicamente hackeando a câmera, mas não tem problema, pois não mexemos no firmware original da câmera, só incluímos alguns scripts no cartão de memória que habilitam a câmera a utilizar muito mais de suas funções.

Primeiro de tudo como fazer? Vá ao site do CDHK, e veja se a sua câmera está suportada, depois baixe o CardTricks e execute ele, nota: você precisa ter um leitor de cartão sd e o cartão da sua câmera conectada.

Insira o cartão e execute o Cardtricks, clique no desenho de cartão para selecionar qual a letra do drive ele está, logo em seguida clique em format as FAT. Vai demorar um pouco dependendo do tamanho do cartão, espera a mensagem sair e depois clique em Make bootable.

Clique em download CDHK e baixe o arquivo respectivo para a sua câmera (você não precisa descompactar). Clique então em CDHK-> Card e selecione o arquivo que você baixou, espere finalizar e pronto! Agora é só colocar na câmera e usar, lembre-se que o cartão precisa estar travado (locked) para que a câmera reconheça o sistema.

Ah não esquecer: você vai precisar de um conversor de RAW para DNG já que a sua câmera não deveria gravar RAW.

Nenhum comentário: