O que ta rolando em fotografia

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Impressor, preimpressor


Impressor, preimpressor



O pessoal da agencia sempre reclama do pessoal da pré-impressão e atendimento da gráfica, bom não e por menos o pessoal não esta treinado para atender como o pessoal de Fortaleza sabe atender os turistas, mas não e só isso, o pessoal vive reclamando que o pessoal e muito burro. Bom ai eu tenho que contrariar em parte, o pessoal da agencia tem a dádiva de ser responsável pelo trabalho do cliente, isso é um fato, o outro problema é que o pessoal da pré impressão também tem um pouco de ego inflamado, em comparação com o impressor. Pessoal que trabalha no computador tende a ter um pouco de preconceito do pessoal que trabalha com as mãos sujas de tinta, pois na teoria o computador é uma maquina que requer muito mais inteligência que a maquina que bate tinta no papel, isso faz com que eles se achem os donos do mundo, por isso quando você da agencia liga para o cara da pré impressão e pergunta alguma questão técnica, ele, vai lhe enrolar com um papo técnico muito estranho, se o cara for bom de verdade você vai entender o que ele vai falar, se ele for ruim ele vai falar um monte de coisa sem sentido e no final não vai resolver o seu problema.



Isso não é uma generalização, alias é bem mais especifico que parece ser, não é totalmente culpa do pessoal da pré impressão ser assim, o mercado os transforma dessa maneira, pois o trabalho da pré impressão, ate da arte finalização ou da criação na agencia é lidar com mentiras, isso fica muito rotineira a ponto da pessoa se utilizar dela de vez em sempre para lidar com o cliente, uma vez que você tem que satisfazer o cliente da forma que puder.



Mentira quero dizer por que o pessoal que trabalha com computador vive em mentira, usa internet trabalha com meias informações, oras, mas o que tem de mentira em uma arte gráfica, ou num folder? Eu digo, o próprio folder é uma mentira gravada virtualmente entre zeros e uns, ele não existe, você vê aquela coisa maravilhosa na tela do computador, mas é uma mentira que o computador conta para você, pois o que você esta vendo não existe, é virtual, é mentira. Trabalhar com mentiras torna as pessoas mentirosas, pois forçam as pessoas a crer que ela existe, aí vem o problema, como é uma mentira que não existe, agencias e pré impressão batem boca sobre uma mentira, quando a pré impressão não consegue fazer algo ou demora para fazer vem a mentira de que esta tudo certo e esta sendo feito, quando a maquina da algum problema e a culpa e da gráfica, vem a mentira de que o arquivo do cliente esta com problema e vai demorar para consertar, quando a agencia comete um erro vai a mentira de que a impressão que interpretou o arquivo errado, no final das contas quem trabalha com a verdade é o impressor, aquele indivíduo geralmente de menor instrução, mãos cheias de tinta que trabalham com a única verdade o papel impresso, a materialização da mentira.



Como já trabalhei tanto na agencia como na pré impressão sei dizer o seguinte: se você não sabe, não invente, passe para alguém que saiba ou diga que você não sabe. Ser sincero e verdadeiro as vezes pode salvar vidas e noites mal dormidas.

Nenhum comentário: