O que ta rolando em fotografia

quarta-feira, 25 de março de 2009

Filtros e macro

Muitas pessoas gostam de fotografar objetos ou insetos com uma aproximação de lupa. A macrofotografia é assim chamada por colocar no sensor a imagem em tamanho real do um objeto ou assunto ou seja 1:1, como se você grudasse o inseto no sensor da câmera. Objetivas profissionais macro possuem embutido uma lente magnificadora ou um tubo extensor, porém a arquitetura desta lente é apropriada para que não haja perda de qualidade, a maioria das objetivas macro são de alta qualidade, pois para obter-se uma boa qualidade macro, a objetiva deve ter o centro dos vidros com a máxima qualidade possível, pois a área de utilização do mesmo é reduzida devido a área de abrangência de captação ser menor. Brutamente dizendo, quando fotografamos macro, utilizamos 30% ou menos do vidro da obejtiva, e esses 30% devem ter qualidade de 100%.


Para quem tem interesse em macrofotografia mas não quer gastar muito com isso, existem acessórios que você adiciona a sua objetiva para que você possa se aproximar mais mantendo o foco, em geral, esses filtros tem uma qualidade decente, chamados também de filtros closeup eles podem ser empilhados para uma aproximação maior, um kit comum de filtro closeup são três filtros +2 +4 +6, que podem ser utilizados um por vez ou vários. Neste caso o empilhamento de elementos de vidro podem reduzir um pouco a qualidade da imagem, mas, acima de tudo a qualidade da objetiva é que vai dar o veredito final.


Outro acessório possível é o tubo extensor, este tubo, frequentemente muito barato é dividido em três estágios, com o mesmo objetivo que o filtro closeup, porém ele vai entre o corpo da câmera e a objetiva. O tubo extensor é necessáriamente um tubo negro, vazio mas o afastamento que ele proporciona faz com que você possa aproximar mais a objetiva do seu assunto. As vantagens do tubo extensor são que como não há elementos de vidro dentro, não há degradação da imagem, outra vantegem é que como ele vai antes da objetiva, ele pode ser utilizado com qualquer objetiva, porém existem raros tubos extensores eletrônicos, a maioria são tubos mecânicos, sem contatos, no qual você acaba perdendo a fotometria em algumas câmeras, a abertura automática no caso se objetivas sem anel de diafragma, foco automático, e, principalmente alguns pontos de luz, pois a luz que entra pela objetiva acaba se perdendo dentro do tubo.


Já fiz testes com um tubo extensor, ele funciona muito bem com objetivas antigas mecânicas, e, caso você tenha interesse em macrofotografia barato, eu aconselho esta alternativa.

Nenhum comentário: